Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curta metragem

Estreia “A garota que reciclava sonhos”, vídeo de encerramento de curso FIC oferecido pelo campus

curtametragemNos dias 08 (pré-estreia) e 10 de novembro (estreia oficial), às 10h, no Cine Art Café, a população de Três Corações conhecerá o novo filme dirigido pelo cineasta Patrick Moysés, “A garota que reciclava sonhos”, uma ficção que relaciona meio ambiente e arte, resultado do curso FIC “Cinema no Pano: Produções Cinematográficas de baixo custo”, que ocorreu entre maio e setembro deste ano.

O curso, coordenado pelo professor Amauri Araújo Antunes, destinou-se a maiores de 13 anos, com a proposta de possibilitar a experiência de produzir um vídeo de curta metragem, segundo a metodologia do movimento cultural Cinema no Pano, desde o argumento inicial até a finalização, passando por todas as etapas da produção.

Nos quatro meses de atividades, os participantes do curso tiveram noções básicas de história do cinema, estudaram a linguagem cinematográfica, o movimento e o posicionamento da câmara, ao mesmo tempo em que desenvolveram um roteiro de maneira coletiva e compreenderam a estrutura de um texto dramático. No final do curso, como parte prática de finalização, os estudantes participaram da gravação do curta metragem.


Pré-estreia

No dia 08 de novembro, os concluintes receberão seus certificados de 100 horas de atividades, na cerimônia de pré-estreia, no Museu Pelé, às 20 horas. O filme está previsto também para ser apresentado durante as atividades da semana de cultura do Campus Avançado Três Corações, entre os dias 13 e 18 de novembro.

O Movimento Cultural Cinema no Pano surgiu em 2013, com o objetivo de capacitar jovens e crianças na produção de vídeos, democratizando o acesso à cultura e favorecendo o contato das comunidades com a linguagem cinematográfica. Ao longo destes anos, o Cinema no Pano já produziu dezenas de vídeos de curta metragem, além de quatro médias metragens, produzidos com baixo custo e com finalidades didáticas. As exibições serão gratuitas. portal.ifsuldeminas.edu.br


Texto Professor Amauri Araújo Antunes
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
31/10/2017

Fim do conteúdo da página