Feira de Ciências

1ª Feira de Ciências do Campus Avançado Três Corações integra pesquisa e outros saberes

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Campus Avançado Três Corações promoveu a 1ª Feira de Ciências e do Conhecimento. Foram apresentados 49 trabalhos de pesquisa em diversas áreas como Linguagem, Informática, Mecânica, História, Matemática, Física e Biologia, com a presença dos alunos do campus e visitação de cinco escolas estaduais de Três Corações.

A Feira contou com a apresentação dos alunos do Externato Nossa Senhora de Lourdes, de Campanha, sob a coordenação do professor, Fernando Arienti com várias equipes de robótica e dos alunos de biologia do Campus Machado, sob a orientação do professor, Cloves Gomes de Carvalho Filho, do Museu de História Natural.

Após avaliação da Comissão Organizadora, foram selecionados três trabalhos que receberam premiações:

- 1º Classificado: Projeto Teoria, Espaço, Tempo, pelos alunos: Caroline Finoti Ramos, Lucas Novais e Júlia Natália Souza, sob a orientação do professor Sebastião Mauro Filho

- 2º Classificado: Projeto Magnetismo, pelos alunos Letícia Gomes, Nicole Ribeiro e Élvio Fernando, sob a orientação do professor Alex Reis Silva

- 3º Classificado: Projeto Ondulando na Física com a Música, pelos alunos Estela Costa, Raul Noronha e Priscila Araújo, sob a orientação dos professores Emanuela Francisca Ferreira Silva e Sebastião Mauro Filho

A aluna Caroline Finoti ficou em 1º lugar da Feira. Para ela participar da Feira foi importante em seu processo de aprendizagem, “eu tive que estudar o tema escolhido e saber passá-lo para pessoas das mais diferentes idades. Foi uma grande oportunidade de colocar em prática tudo o que eu aprendi em sala de aula e expor esse conhecimento para família e para outros alunos. Tomara que tenham outros eventos como este, e que a Feira de Ciências e do Conhecimento entre para o calendário escolar do Campus Três Corações”.

Já Letícia Gomes conquistou o 2ª lugar. Ela comentou que, "Aprimorei meus conhecimentos sobre diversos assuntos colocando em prática a vivência adquirida em sala de aula. O evento expandiu meus conhecimentos e de meus colegas nos motivando a estudar mais sobre assuntos complexos que envolvem vários conteúdos".

A professora do campus, Emanuela Francisca Ferreira Silva afirmou que, “a 1ª Feira de Ciências e do Conhecimento registrou grande movimentação de pais de estudantes que apresentaram seus trabalhos. Muitos se emocionaram ao verem seus filhos falando sobre ciências em suas mais diversas facetas com tanta propriedade e eloquência.” A Comissão Organizadora composta pelos professores: João Francisco Malachias Marques, Edilson Luiz Candido, Sebastião Mauro Filho e Emanuela Francisca Ferreira Silva, já iniciou reuniões para a realização da segunda edição em 2018.

Texto: Professora Emanuela Francisca Ferreira Silva
26/10/2017