Ir direto para menu de acessibilidade.

Visita - Monte Verde

Alunos do Campus Avançado Três Corações realizam vivência em trilha ecológica

No dia 23 de agosto, os alunos dos cursos Técnicos Integrados em Informática e Administração do Campus Avançado Três Corações visitaram a cidade de Monte Verde/MG. Com objetivo de vivenciarem uma trilha ecológica, a atividade interdisciplinar envolveu as disciplinas de Educação Física e Biologia. Acompanhados pela professora Márcia Lisboa e pelo professor Edilson Cândido, os alunos subiram até a Pedra Redonda.

Relatos dos alunos

“No início da trilha não sentimos algo muito intenso, talvez fosse por intermédio da quebra da relação urbano-natureza. Porém, em meados do trajeto, pudemos perceber certa tranquilidade em relação ao ambiente que nos circundava, algo relaxante. Os deveres e problemas já não eram o foco, como se todo aquele verde fosse a única coisa com a qual devêssemos nos preocupar, ou melhor, admirar. Nos deparamos com paisagens lindas, vistas exuberantes e, como nem tudo são flores, também com alguns tombos e cansaço físico. Em algumas partes do percurso o solo era bem íngreme, com várias raízes dificultando o acesso, exigindo certo esforço de nossos músculos, resultando em algumas dores. Ao subirmos a Pedra Redonda, nos deparamos com uma paisagem incrível, onde pudemos visualizar o trajeto realizado, as grandes porções de terras que se estendiam de uma serra à outra, a vista aérea da região e o marco da divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O cume da pedra tem também muito espaço para sentar, relaxar e curtir a bela paisagem” - Alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado Informática.

“Durante a trilha, observamos a variedade da vegetação presente no ambiente, a qual só havíamos visto em slides disponibilizados pelo professor em apresentação sobre o reino vegetal, sendo possível observar araucárias, entre outras. As aulas teóricas de Educação Física abordaram as capacidades físicas do nosso corpo, o que só havíamos testado em pequenas caminhadas ou em jogos nas aulas. Pudemos sentir com mais intensidade os nossos músculos em ação e observar partes da natureza não modificada pelo homem. A sensação de estar em um lugar de altitude elevada e poder vislumbrar coisas tão belas como, por exemplo, as nuvens e a vegetação por um ângulo diferente, nos trouxe um misto de medo, admiração, paz e prazer interior” - Alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado Administração.

“Vivenciamos o chamado “exercício verde”, que é a prática de atividades físicas em locais com natureza abundante, proporcionando bem-estar, que nos auxiliou a completar a trilha com bom humor e autoestima elevada. Além disso, este tipo de exercício melhora nosso equilíbrio emocional, diminuindo nosso estresse diário e permitindo um melhor aproveitamento da trilha. Vale ressaltar que o exercício ao ar livre propicia a produção de vitamina D e nos dá incentivo a chegar ao destino e presenciar a bela paisagem e energia positiva do local. Tal viagem, além de um aperfeiçoamento intelectual, nos proporcionou também um valor sentimental, afinal é um grande aprendizado para os alunos sair da teoria de sala de aula e passar a conhecer amplamente o conteúdo, pois todos os assuntos estudados em aula, a natureza de Monte Verde nos permitiu perceber, melhorando a dinâmica do aprendizado e despertando maior interesse pelo assunto” - Alunos do curso Técnico Integrado Administração.

Texto: Professora Márcia Lisboa
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS