Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ensino

Palestra sobre o escritor Mário Quintana abre projeto que integra português e artes no campus avançado Três Corações

Participam do projeto "Eu passarinho" alunos dos primeiro e segundo anos dos cursos integrados de Mecânica e Administração

WhatsApp Image 2018 02 21 at 2.52.13 PMA abertura do projeto "Eu passarinho" aconteceu, terça-feira, dia 20 de fevereiro, no Campus Avançado Três Corações com a palestra da professora doutora Maria Alzira Leite, da UniRinter - Porto Alegre. A convidada apresentou aos alunos ingressantes dos cursos integrados de Mecânica e Administração uma reflexão sobre a simplicidade, os valores e os temas encontrados na poesia de Mário Quintana.

Os estudantes puderam interagir com a palestrante e descobrir mais sobre as características e a vida do autor. A professora de Língua Portuguesa dos cursos de Mecânica, Administração e Informática, Emanuela Francisca Ferreira Silva, contou mais sobre esta interação. “O aluno Giovani José da Silva indagou a palestrante sobre o paradoxo de Quintana de falar do mundo e ter morado grande parte de sua vida, sozinho, em quarto de hotéis. Maria Alzira expôs que, apesar de o poeta parecer ser solitário, por morar em hotéis, ele estava cercado por pessoas, por seus ruídos, seus passos, suas histórias”, relembra Emanuela, que apontou a importância de trazer para a cena da sala de aula a possibilidade de outros olhares para a obra deixada por Quintana. 

WhatsApp Image 2018 02 21 at 2.52.09 PM

"Eu passarinho"

O nome do projeto é uma homenagem a Mário Quintana e seu “Poeminha do Contra”, que diz: "Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!". Nele, serão trabalhadas poesias do autor e do escritor Manoel de Barros nas turmas de primeiro e segundo anos dos cursos integrados de Mecânica e Administração.

Além disso, o projeto conta com a participação do Coral do Campus Avançado Três Corações na interpretação de algumas poesias que foram musicalizadas, com arranjos do maestro e regente Márcio de Camillo.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - com informações do Campus Avançado Três Corações

22/02/2018

Fim do conteúdo da página