Página inicial > Notícias > Atividade discente: O Julgamento de Capitu

Atividade discente: O Julgamento de Capitu

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 13h24 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 15h33

Atividade sobre Literatura envolve estudantes do campus sobre o julgamento da personagem Capitu, de "Dom Casmurro"

Toda a comunidade acadêmica está convidada para assistir à atividade, no dia 29/11

No próximo dia 29 de novembro, às 13h40, no auditório do Centro Educacional Atalaia do Campus Avançado Três Corações, as turmas do 2º ano dos cursos técnicos integrados em Administração e em Mecânica estão intimadas a responder a indagação: Capitu, culpada ou inocente? Trata-se de um trabalho desenvolvido dentro das aulas de Língua Portuguesa sobre o Realismo na Literatura, tendo como corpus o livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis.

A turma do 2º ano de Mecânica defenderá o ponto de vista do personagem Bento Santiago e tentará provar que Capitu é culpada de traição, enquanto a turma do 2º ano de Administração defenderá Capitu da acusação. Os discentes estarão divididos entre advogados e testemunhas de defesa e de acusação. Tem-se um aluno que fará o papel de Bento Santiago e uma aluna que interpretará a senhora Capitolina Santiago.

Essa atividade de ensino acontecerá de maneira lúdica para trazer para o campus a possibilidade da aprendizagem e de dar vida a uma história verossímil de nossa Literatura que ganhou o mundo e que suscita leitores a tentar responder esta questão: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Para esse julgamento, teremos um juiz, interpretado por um servidor do Campus Avançado Três Corações, que já estudou direito criminal. Teremos ainda uma turma que fará o papel de jurado e que, conjuntamente com o juiz, darão a sentença após ouvir ambas as partes.

Sintam-se convidados a assistir a essa sessão aberta ao público, que tem como objetivo principal promover a leitura e a interpretação textual de maneira lúdica, buscando o engajamento e o encantamento que a Literatura proporciona.

Texto: Professora Emanuela Francisca Ferreira Silva - Língua Portuguesa e Artes